Heime - Climatização e Automação
Telefone: 41.3045.3323

Saiba como planejar a Central de Aspiração em uma obra

Saiba como planejar a Central de Aspiração em uma obra

Quer instalar o sistema de aspiração no seu ambiente, mas não sabe por onde começar? A gente ajuda você!

Você, que busca por uma melhor qualidade de vida em casa ou no ambiente empresarial, já deve ter ouvido falar na Central de Aspiração. É o único sistema de limpeza a vácuo que limpa 100% do que aspira com uma potência até oito vezes superior aos aspiradores comuns. Tudo o que é absorvido pelo sistema, é direcionado imediatamente para a central sem retornar ao ambiente. Além de garantir uma limpeza silenciosa e eficiente, as centrais reduzem incidências de alergias e doenças respiratórias.

O sistema de Central de Aspiração é composto por uma rede de tubos de PVC, pontos de aspiração e a própria central em si, que pode ser instalada em vários lugares, seja na garagem, área de serviço ou alas que, normalmente, ficam um pouco mais isoladas.

A tubulação, responsável por aspirar toda a sujeira, envia as impurezas do imóvel para um equipamento central, que armazena a sujeira grossa, filtrando o ar e enviando-o para fora da residência. Sua manutenção deve ser periódica, no período de, em média, cada três meses. Nos modelos de linha Aertecnica Perfetto, o próprio equipamento indica quando deve ser limpo.

No entanto, por mais fácil que pareça, existem requisitos para que a instalação desse sistema seja feito corretamente e para que funcione de forma eficiente em apartamentos, escritórios ou casas.

Por onde começar?

O primeiro passo para instalar a Central de Aspiração é definir todos os detalhes do projeto antes de executá-lo. Contar com o auxílio de profissionais especializados na execução de cada etapa é imprescindível para que não aconteçam acidentes e para que a instalação tenha sucesso. Dessa forma, é possível prever os processos necessários para a colocação das tubulações e do equipamento central sem prejudicar qualquer estrutura do imóvel ou outra infraestrutura já existente, como a de ar condicionado, por exemplo.

Segundo João Carlos Perussolo, Diretor Presidente da San Remo Construtora, qualquer empreendimento pode receber esse sistema. “A infraestrutura para a aspiração central é muito simples, então, é possível na maioria das vezes”, diz. A instalação do sistema de aspiração em residências não difere de edifícios, pois cada área comum conta com um sistema e central de aspiração próprios, independentes uns dos outros.

Toda a infraestrutura da Central de Aspiração é aplicada no imóvel na mesma fase de instalações hidráulicas e elétricas, após a finalização dos projetos de alvenaria. O equipamento de aspiração central e seus dispositivos, por sua vez, são instalados com os acabamentos elétricos, ou seja, no fim da obra. A Aertecnica também conta com sistemas maiores, onde é possível atender um edifício residencial, um hotel ou hospital com apenas um equipamento.

Veja também: 3 dicas funcionais para manter seu ar-condicionado 100% no verão

Quero instalar a Central de Aspiração no edifício onde moro. Como proceder?

Para quem mora em um edifício que não tem um sistema instalado, mas que deseja muito ter uma Central de Aspiração, o processo pode ser um pouco mais complicado, mas não impossível.

Como a infraestrutura da aspiração central deve ser embutida, são necessários cortes em paredes, forros e, em alguns casos, também em elementos estruturais. As restrições ficam por conta do ponto de vista estrutural, segundo Perussolo. “Além disso, para apartamentos muito pequenos, pode haver restrição pela falta de espaço físico”.

centro-de-aspiracao-heime

Centro de Aspiração Heime: praticidade e facilidade ao limpar qualquer ambiente

Valorização e conforto

Mesmo com a necessidade de um bom e detalhado planejamento ao lado de uma empresa especializada em Centrais de Aspiração, a recompensa em instalar o sistema vai muito além da valorização do imóvel e da praticidade que pode proporcionar ao dia-a-dia.

O sistema de aspiração, por eliminar a sujeira do ambiente e purificar o ar, tem como um grande diferencial a diminuição de riscos de doenças respiratórias, bem como alergias e infecções. “A Central de Aspiração proporciona uma melhoria significativa na qualidade do ar, item que tem despertado cada vez mais interesse de pessoas por impactar diretamente na saúde e qualidade de vida de quem reside no apartamento”, afirma o Diretor Presidente da San Remo.

Entre alguns dos empreendimentos da San Remo Construtora que já contam com a Central de Aspiração Heime instalada, estão os apartamentos do Palazzo Lumini, Queen Victoria e BW, em Curitiba. Eles já são entregues aos proprietários com a infraestrutura completa para receber o sistema de aspiração. No mais, é só aproveitar!

Confira mais detalhes sobre as Centrais de Aspiração e conheça os nossos modelos clicando aqui.